Fãs encontram mensagem em código nas redes sociais de Minwoo, do 100%!

03/28/2018

Os Perfection, fandom do 100%, encontraram uma mensagem em código no SNS do falecido líder Minwoo, datada de 2016, e resolveram trabalhar no código. O texto encontrado foi perturbador:
.
"Fazem três meses desde que eu fui dispensado do exército. Até quando eu terei que ser paciente, TOP [Media]? Eu fiz tudo o que vocês me pediram por 10 anos. Minha paciência está se esgotando. Se vocês não conseguem lidar com isso, então me deixem ir embora. Eu gostaria desesperadamente de trabalhar um pouco agora." - Minwoo, 100%, 2016
.
Os internautas coreanos, após verem isso, começaram a acusar a TOP Media de negligente com seus artistas e todo esse rolo trouxe à tona outra pergunta, que parece até meio idiota: 'mas como o Minwoo morreu?'.
.
Como eu disse, parece idiota porque em todo lugar vai aparecer que ele teve uma parada cardíaca, mas esse é o problema. O comunicado da TOP Media apenas descreve que Minwoo foi encontrado morto em casa sem batimentos cardíacos (cardiac arrest, em inglês), mas não deu maiores detalhes sobre o quadro dele. Parada cardíaca, como foi utilizado [mesmo em coreano] pela TOP Media apenas descreve um estado em que o coração parou de bater, mas isso nem de longe descreve como Minwoo morreu, já que, olhem só, quando morremos, qualquer coração para de bater em algum momento. Parece óbvio, mas é a chave do mal entendido.
.
Em nenhum momento, por exemplo, foi dito que Minwoo foi vítima de um ataque cardíaco, que ocorre quando há um bloqueio das artérias coronárias, por onde o sangue passa para ser bombeado para dentro e fora do coração. Um ataque cardíaco não necessariamente faz o coração parar de bater, assim como uma parada cardíaca não necessariamente mata uma pessoa. Entendem onde eu e vários outros internautas queremos chegar? 
.
O último comeback do 100% foi em Fevereiro de 2017 e os meninos participaram do reality show recuperador de idols The Unit (Minwoo e Rockhyun passaram nas audições, mas nenhum dos dois conseguiu vaga na U.N.B). Os próprios internautas coreanos reviveram o vídeo de audição deles, que ganhou muita atenção pelo que Minwoo disse aos jurados:
.
"Nós, do 100%, recentemente celebramos nosso quinto aniversário de debut. Não são muitas as pessoas que nos conhecem, mas, mesmo assim, a nossa maior fonte de felicidade sempre foi poder estar nos palcos, então nós aceitamos esse desafio." - Minwoo, 100%, 2017
.
Pode ser que seja uma extra sensibilidade depois da forma como perdemos JongHyun, do SHINee, verdade, mas... Honestamente? Para mim, não é fácil compartilhar tudo isso. Nós aqui na Brazil Kpopper temos uma postura muito bem definida em relação a rumores, especialmente se estes podem comprometer a carreira ou a vida de um idol. Eu e a Vika conversamos extensamente antes de eu reunir tudo o que eu li e pesquisei a respeito neste post, pois eu não queria expor ninguém sem necessidade - nem o Minwoo, nem a TOP Media.
.
Por outro lado, também não é segredo que as condições de trabalho na Coreia do Sul quando falamos de idols, especialmente os que são chamados de 'flops', é péssima. A empresa tem mais outros dois grupos em atividade, mais novos - o Top Teen e o UP10TION. Um dos integrantes do UP10TION inclusive ficou afastado por 10 meses do grupo por um quadro de "problemas de saúde" antes de receber alta para voltar às suas atividades de idol.
.
O que nos traz de volta ao problema do comunicado da TOP Media: como Minwoo morreu? Foi mesmo um ataque cardíaco fatal e comum? Se sim, ele tinha histórico na família para ter um ataque cardíaco em casa aos 33 anos de idade em perfeita saúde? Ou foi algo diferente? Ele se matou? Mataram ele?
.
Nós estamos muito cansada de perder os idols que amamos por causas como maus tratos e negligência de empresas. Tudo o que pedimos é um esclarecimento. Como Perfection, nós temos o direito de saber por que Minwoo nos deixou desse jeito. E também temos o direito de pedir para que cuidem melhor dos idols que ainda estão vivos sob seus cuidados.
.
Me desculpem pelo texto extenso e pela aula grátis de biologia ali no meio, mas a Brazil Kpopper realmente está no aguardo de maiores esclarecimentos por parte da TOP Media, assim como todos os outros Perfections pelo mundo.
.
#AnneliseL
CR: Mensagem Codificada: allkpop
Audição do 100% no The Unit: https://www.youtube.com/watch?v=A0ba0LoNcII