A Oricon anunciou novos gráficos que incluirão contagens de streaming!

12/22/2018

A Oricon estabeleceu o novo gráfico semanal combinado de singles, um novo gráfico de álbum combinados semanal e um novo gráfico de transmissão semanal. Os novos gráficos refletirão as contagens de serviços de streaming, como Apple Music, KK Box, Line Music e muito mais, além das vendas de CD padrão usadas anteriormente e contagens de download digital.

Isso tem sido apontado como uma das maiores mudanças nas paradas da Oricon desde o início da parada de singles em 1968. O mercado japonês de música é conhecido por sua natureza conservadora, continuando a se concentrar no mercado de CDs até agora. Por causa disso, muitos criticaram o mercado de música japonês alegando que este não refletia exatamente a popularidade real até agora.

Gráficos musicais em outros países adicionaram alterações anteriormente para refletir a tendência de serviços de streaming. Em dezembro de 2014, a Billboard começou a utilizar o Spotify, o Beats Music, o Google Play, o Xbox Music e outros serviços de streaming para o seu gráfico da Billboard 200, que é a sua principal lista de álbuns.

A mudança nos gráficos da Oricon pode ter um impacto também nos artistas coreanos. Uma fonte de uma agência de grande escala na Coreia compartilhou: "Teremos que observar por pelo menos três meses para entender como os gráficos estão sendo operados. É vantajoso para grupos como TWICE que têm alta popularidade e podem ser desvantajosos para ídolos masculinos que têm fandoms centrais fortes. Como a Coreia, a cultura de ídolos fandoms continuamente transmitindo música pode aparecer no Japão. "

                 Fonte: Soompi / Tradução: Brazil Kpopper